A Lagoa Dourada também localizada no povoado de São José da Serra, é uma área limítrofe com o Parque Nacional da Serra do Cipó. Só é possível chegar ao local por trilha de difícil acesso (12 km) e o local é pouco conhecido. O nome dado ao local é devido ao capim que com a incidência do sol fica com a tonalidade dourada dando um aspecto de uma grande lagoa Dourada.

No local é possível identificar plantas como a canela-de-ema gigante, sempre vivas, bromélias, orquídeas, liquens, as droséreas (pequenas plantas vermelhas lembrando musgos) e animais endêmicos como o sapo de pijama. É marcante também pelo imponente cânion de 100 metros, onde deságua a cachoeira do rio Jaboticatubas.

A comunidade preocupada com o turismo que estava começando de forma desordenada, se organizou para proteger um local tão importante onde nasce o rio Jaboticatubas que abastece parte da cidade. Eles instalaram, com autorização do IBAMA e da Prefeitura Municipal de Jaboticatubas, porteiras para impedir que carros cheguem até a entrada da trilha além de fiscais da comunidade. Hoje só é permitido visitas acompanhadas de guia local sem permissão para acampar.
 
Guia local: (31)
8206-4778 - Ronaldo